quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Por vezes gostaria de morar em uma caverna.

A crueldade humana me espanta. Ou me irrita. Sei lá.
É muita corrupção. Desvios de dinheiro público. Gente morrendo em filas de SUS. Impostos e mais impostos para cobrir toda essa putaria.
Somo taxados em tudo. A propriedade é sobre-taxada. Pagamos impostos, mais impostos, mais pedágios, mais planos de saúde, mais seguros... Vivemos pagando tudo em dobro. Somos obrigados a dar boa parte daquilo que ganhamos para os governos e na hora que precisamos de algo, temos que pagar novamente.
Temos obrigações demais e direitos de menos. Estamos cercados de deveres para com tudo e com todos, mas quando chega nossa vez de exigir algo, a burocracia e as leis emperram de tal forma, que acabamos muitas vezes desistindo do pleito.
Vemos políticos e membros de governos, sejam eles municipais, estaduais ou federais, enriquecendo de maneira brusca, enquanto nós temos que comprar algo parcelando em 12, 24, 36 vezes ou até mesmo em 30 anos, no caso de imóveis, e sendo taxados durante todo esse período. E mesmo depois de quitado esse bem, continuaremos pagando por ele.
Moramos em um país onde tudo é as avessas. As coisas começam erradas e depois se criam formas de fiscalizar aquilo que está errado, que aprendemos - porque nos ensinam - errado, nos "punindo" financeiramente, por uma fala que o Estado cometeu lá na origem.
Vivemos em um país, onde o empregador é cobrado, extorquido pelo executivo e depois pelo judiciário, através de decisões cretinas de juízes que se acham acima do bem e do mal, porque se criou a cultura de que o empregado é um coitadinho e o empregador é um monstro.
Só no Brasil, alguém lê um edital de concurso, aceita as condições desse e depois de passar no concurso publico, vem para imprensa com discurso de coitadinho, que o governo não dá condições de trabalho, com mimimi's ou como vi em um outdoor essa noite: "Governo Tarso inimigo da educação". Ah! Para com isso. Ta ruim, pede exoneração e vai ao mercado de trabalho.
Temos governantes ruins, pois somos na maioria cidadãos ruins. Fazemos muito jus ao ditado: "Cada povo tem o governo que merece." Isso não fica longe da verdade não.
O fato é  que o Brasil é um grande banco de interesses, onde há um revezamento de posições, para que dentro desse grupo fechado de comandantes, coronéis, todos possam se beneficiar, tirando da parte maior e mais frágil, que é quem trabalha de forma honesta e tenta cumprir ao máximo as leis.
Por esses e outros motivos que por vezes tenho vontade de morar em uma caverna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário